sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aula na piscina de flutuação

O empuxo baseia-se em um conceito de deslocamento de líquido. Quando entramos em uma banheira, nosso corpo desloca água, portanto o nível da água aumenta. Quando flutuamos em uma piscina, deslocamos um volume de água que tem um peso igual ao de nosso corpo.

Se você expelir o ar de seus pulmões enquanto estiver flutuando, irá afundar um pouco. Se você inspirar, irá flutuar mais alto. Isso porque, quando você inspira, você aumenta seu volume com ar, que é bastante leve, portanto sua densidade média diminui.

O empuxo exige que o peso de um corpo seja inferior ao peso da água que ele desloca. A maioria das pessoas tem uma densidade ligeiramente inferior à da água pura. Portanto, elas têm empuxo, e irão flutuar. Contudo, a densidade das pessoas é muito próxima à da água, então o corpo fica quase todo submerso.

A água salgada é ligeiramente mais pesada que a água doce, já que contém minerais dissolvidos. Precisamos de menos água salgada para igualar o peso da pessoa que está flutuando nela, portanto ela flutua mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário