sexta-feira, 16 de abril de 2010

Esportes de auto interação

Assim, observamos que nos esportes sem interação com o adversário tem-se diferentes tipos de resultados como elemento de comparação de desempenho,permitindo classificar as modalidades em:
-Esporte de marca:são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo,distância ou peso.
-Esportes estéticos:são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.
-Esportes de precisão:são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.
Já os esportes com interação com o adversário,adaptando a classificação de Almond(citado em Devis e Pieró,1992) e dando ênfase aos princípios táticos do jogo,podem ser divididos em quatro categorias:
-Esportes de combate ou luta:são aqueles caracterizados como disputas em que os oponentes devem ser subjugados,com técnicas,táticas e estratégias de desequilíbrio,contusão,imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
-Campo e taco:compreedem aqueles que têm como objetivo colocar a bola longe dos jogadores do campo a fim de recorrer espaços determinados para conseguir mais corridas que os adversários.
-Esportes de rede/quadra dividida:são os que têm como objetivo colocar arremessar/lançar um móvel em setores onde os adversários sejam inca-pazes de alcançá-lo ou forçá-los para que cometam um erro,servindo somente o tempo que o objeto está em movimento.
-Esportes de invasão ou territoriais:constituem aqueles que têm como objetivo invadir o setor defendido pelo adversário procurando atingindo a meta contraria para pontuar,protegendo simultaneamente a sua própria meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário