domingo, 13 de junho de 2010

Avaliação

Ainda na França, Tarsila pinta A Negra, denotando uma completa mudança de estilo, desvinculada já da tutela de seu primeiro professor, e livre para tentar coisas novas.

Mas foi no ano seguinte que, retornando ao Brasil e fazendo um passeio por Minas Gerais, ela descobre novos rumos para sua arte. As cidades históricas de Minas, desde os velhos tempos, sempre despertaram fascínio nos pintores que por lá passaram, brasileiros ou não. Alguns, como Guignard, por lá ficaram até o fim da vida.

Nas montanhas alterosas, Tarsila descobre temas brasileiros que vão se constituir na alma de sua pintura e inicia uma fase conhecida como do Pau Brasil, que vai durar em torno de três anos. São as velhas cidades, o homem rude das matas, as flores silvestres e o forte colorido da natureza que se transportam para suas telas, com toda vivacidade.
Trabalhar com a diversidade cultural nas escolas pode significar,além da divulgação e manutenção das tradições,o desenvolvimento cognitivo,a imaginação,a reflexão crítica e criativa,um combate á massificação que tem vulgarizado e desvalorizado a arte e o conhecimento,prejudicando drasticamente a educação em todos os níveis. Paulo Freire (1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário